Meio Ambiente e Nós-Série 1

Por Cristina Tumba

 Meio Ambiente

Envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Para as Nações Unidas,  ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

 ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre  ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.”  Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001). O ar que respiramos, a água que bebemos, o sol que nos elumina energia que nos move, os grandes amigos, os colegas e os demais são recursos que constituem o meio ambiente. Porém elas acabam, e se não participarmos na preservação / conservação, consequências como calamidades ambientais, surgimento de novas doenças, mortes e a falta da qualidade de vida serão constantes.

3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar

É um conjunto de atitudes relacionadas aos hábitos de consumo que ajudam a poupar os recursos naturais, gerar menos resíduos e minimizar  seu impacto sobre o meio ambiente, além de promover a geração de trabalho e renda.

Modelo de Desenvolvimento

Crescimento Econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Econômico está relacionado a melhoria do bem estar da população.

Como se mede o Desenvolvimento ?

A Organização das Nações Unidas (ONU) usa os seguintes indicadores para classificar os países, segundo o grau de desenvolvimento: índice de mortalidade infantil esperança de vida média, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial científico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias , indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc.

Pensar Global e Agir Local

Água Potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substancias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação.

Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.

  • Os contaminantes podem ser classificados como:
  • Agentes Químicos 
  • Agentes Físicos
  • Agentes Biológicos

Poluição da Água e a Transmissão de doenças

A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana, tais como: FebrTifoide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B. Pode ser igualmente por vectores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos como paludismo,  dengue, malária, doença do sono, febre amarela. 

As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarreia sanguinolenta.

A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porém, essa água tem que estar parada e limpa 

Saneamento Básico

 É a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades. Em torno de 900 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável limpa, 2,5 bilhões de pessoas não dispõem de sanitários. Doenças daí resultantes matam mais crianças do que doenças como a malária, o sarampo e HIV/AIDS juntos. A cada ano, crianças perdem 400 milhões de dias de aula devido a doenças diarreicas. Desta maneira, milhões de crianças e jovens perdem a chance de acesso a educação e de uma saída da pobreza.

Curiosidades

A Malária continua a ser a principal causa de morte em Angola, seguida dos acidentes rodoviários. As autoridades sanitárias nacionais e internacionais preocupadas com esta situação investem milhões de dólares na compra de medicamentos e redes de mosquiteiros para travar a doença no país. O Ministério da Saúde tem como objectivo, até 2012, reduzir em 60 por cento o impacto da malária no país prevendo a erradicação da malária até 2030. A rede mosqueteira é a maior estratégia de prevenção da malária em Angola, por esta razão o Ministério da Saúde recomenda o seu uso regular, principalmente para as mulheres grávidas e crianças menores de 5 anos, para protecção contra as picadas dos mosquitos. Fonte:http://www.voaportugues.com/content/article-03-02-2011-malaria-fight-angola-117240028/1259672.html


Este post tem 2 comentários

  1. Rafael Manuel Vumbi

    De facto gostei …

Deixe um comentário