Funcionamento do grupo Série II

 

Recursos Humanos

Todos esses componentes influem decisivamente para a definição de normas de funcionamento e concomitante estabelecimento do clima do grupo. As pessoas que compõem o grupo trazem seus valores, sua filosofia e orientação de vida. A inteiração permite conhecimento mútuo e identificação de normas coletivas, tácitas e explícitas, na dinâmica do grupo.

Resultante da interação entre os membros, a cultura grupal reúne os produtos materiais e não materiais desse processo, tais como objetos, documentos, obra de arte, conhecimentos, vocabulário próprio, experiências, sentimentos, atitudes, preconceitos, valores e normas de conduta.

O clima de grupo, por sua vez, tem uma relação circular com os componentes do funcionamento e da cultura grupal, influenciando-os e sendo por eles influenciado constantemente. O clima de grupo, por analogia, pode ser comparado ao clima geográfico. Refere-se às condições atmosféricas do espaço psicossocial e que afetam os membros do grupo durante o tempo em que nele permanecem.

Em qualquer região do globo terrestre, podem ser observadas condições meteorológicas variáveis de temperatura, pressão, ventos, umidade, chuvas, sol, nuvens, tempo bom, tempo instável, tempestades, etc.

Em qualquer grupo, da mesma forma, podem ser observadas condições variáveis de calor humano, tensão, movimentos, equilíbrio, restrições, alegria, insegurança, crises.  Essas condições, em conjunto, formam a atmosfera, responsável pelo que os membros do grupo sentem a seu respeito.

O clima do grupo pode variar desde sentimentos de bem-estar e satisfação até mal-estar e insatisfação, passando por gradações de tensão, estresse, entusiasmo, prazer, frustração e depressão. Cultura e clima de grupo passam a caracterizar, o próprio ambiente total e a imagem do grupo. Todos esses fatores concorrem para a qualidade do comportamento e desempenho grupo num determinado período.

A energia mobilizada nos comportamentos individuais direcionar-se para resultantes ao longo de um contínuo.  Este se estende desde o extremo da divisão de forças, representada pela individualização de esforços e resultados, até o outro extremo do total dinâmico maior que a soma das parcelas, representado pela sinergia grupal.

Como seria lindo ter colaboradores felizes, pois um colaborador feliz é também empreendedor, sendo empreendedor entende e faz a coisa acontecer, quero com tudo isso dizer que o foco é o ser humano.   Além deste ponto, existem outros cenários. Quando é que cada um desses cenários acontecem?

  1. Aquisição: A empresa compra ações suficientes para controlar outra empresa.
  2. Fusão: Duas empresas se unem e criam uma nova organização.
  3. Nível educacional: Deficiência na formação educacional, principalmente nos níveis médio, técnico e superior;
  4. Escassez profissional: Apagão de Talentos.

Deixe um comentário